Hatha Yoga
Yoga Sabes o que é?
Saber mais....
O nome vem do Sânscrito “yug” que significa “unir, juntar”, o Yoga aproxima-nos de nós mesmos e através de um verdadeiro relaxamento permite-nos mergulhar naquilo que já somos.
Através da prática recordamos aquilo que sempre fomos, mas que ao sermos apanhados pelos desafios da vida vamos esquecendo... Do mesmo que nos concentramos e levamos a nossa atenção para uma posição física (ásana), também transportamos essa essência e centramento para a nossa vida fora da sala de aula.
O nosso corpo físico só existe no momento presente, apenas a nossa mente tem a capacidade de divagar entre o passado e o futuro, pela consciência corporal e da respiração através da prática, vamo-nos gradualmente tornando mais receptivos à tranquilidade e à quietude da nossa mente... regressando ao corpo regressamos ao momento presente. Aliviando as tensões físicas, permitimo-nos apaziguar a mente e as nossas emoções.
O Yoga não é religião, trata-se de uma filosofia com efeitos práticos na vida de quem o pratica, não precisas assim de abdicar das tuas crenças para o praticares.
“O Yoga é o caminho de regresso a casa”
Benefícios Yoga
Ao trabalhar o organismo no seu todo, revitaliza cada um dos orgãos e sistemas, imunitário, nervoso e cardiovascular, etc. Permite aumentar a força e a elasticidade dos músculos, afasta a apatia e a tristeza, melhorando o humor e a auto-estima.
Integramos através da prática do Yoga o equilíbrio físico e mental como uma única realidade que não pode estar separada.
As posturas físicas (ásana) e os exercícios de respiração (pranayamas) permitem eliminar obstruções dos canais energéticos, obstruções essas responsáveis por diversos transtornos e doenças.
Trata-se de uma poderosa ferramenta de crescimento pessoal, oferecendo-nos o livre acesso aos aspectos mais subtis do nosso corpo e mente, aumentando a nossa sensação de bem-estar que reforça a nossa presença no mundo desenvolvendo uma visão mais aberta e generosa do que nos rodeia.
Nas nossas aulas utilizamos diferentes abordagens para conduzir a mente à tranquilidade, ensinando técnicas de Hatha Yoga, embora com influências do nosso constante estudo e percurso formativo.
Devemos entender o nosso corpo como algo sagrado, que quando em desequilíbrio, nos impede de usufruir da vitalidade, harmonia e todo o potencial a que estamos destinados.
Tal como as raízes de uma árvore determinam a sua vitalidade e força, também as raízes do nosso ser determinam em grande medida o nosso crescimento pessoal.